domingo, 25 de abril de 2010

parada 171 - dipirona

Por que tive que tomar 40 gotas de dipirona para descobrir que tinha meningite? Aos doze anos, 30 gotas a cada 4 horas para descobrir que tinha hepatite A!

Por que sempre lidamos com o efeito e não com as causas?

Assim me parecem hoje as discussões sobre pedofilia, sexo consensual com adolescentes, homossexualidade, prostituição e celibato!

Não sou a favor da pedofilia, ou seja, da "prática efetiva de atos sexuais com crianças (p.ex., estimulação genital, carícias sensuais, coito etc.)"* Mas me parece que hoje se confundem estes vários conceitos.

Qual jovem gay ou menina adolescente que não se apaixona por homem mais velho?

Qual jovem lésbica que não se apaixona por mulher mais velha?

Todos os que tratam e/ou estudam o assunto sem preconceito e sem a ferocidade irracional da caça à pedofilia sabem disso!
São coisas totalmente distintas.
É diferente também você usar sua posição de poder ou de envolvimento emocional para tirar vantagem de pessoas menores ou maiores, independente da idade.

As meninas que fazem sexo com vários parceiros não são prostitutas se não cobrarem em dinheiro, espécies, favores ou, ainda, em drogas ilícitas.

Aliás, ninguém "dá" nada a ninguém: mulheres emprestam ou alugam a vagina e jovens gays emprestam ou alugam o ânus.

Acho que precisamos clarificar um pouco o conceito das coisas:

Pedofilia: "prática efetiva de atos sexuais com crianças (p.ex., estimulação genital, carícias sensuais, coito etc.)".*

Sexo consensual com adolescentes: segundo o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente -"o adolescente é senhor de seus direitos civis e de saúde a partir da puberdade. Considera-se 'puberdade' por volta de quatorze anos, estudando caso a caso, avaliando sinais como a menstruação, pelos, seios, mudança de voz e outros.

Homossexualidade: "a prática de relação amorosa e/ou sexual entre indivíduos do mesmo sexo".*

Prostituição: "atividade institucionalizada que visa ganhar dinheiro com a cobrança por atos sexuais e a exploração de prostitutas".*

Celibato: "que ou aquele que ainda não se casou, apesar de haver ultrapassado a meia-idade, que não faz tenção de se casar, ou a quem o casamento está interdito"*, diferente de castidade - "abstenção de prazeres carnais e de tudo que a eles se refere"*.

Na Igreja Católica o celibato também pressupõe ausência de relações sexuais por meio de voto de castidade num 'casamento' indissolúvel com Deus.

Vamos parar de tomar dipirona, ou seja, deixemos de ser tão superficiais no Julgamento!
Vamos aprofundar conceitos, conhecimentos, esclarecimentos sobre estes assuntos que nos dão dor de cabeça hoje!!

* Fonte: Diconário Houaiss


Um comentário:

carmo disse...

BINGO!
faltou-nos definir "hipocrisia", a grande doença moderna que gera estes conceitos preconceituosos...

HIPOCRISIA - "ato ou efeito de fingir, de dissimular os verdadeiros sentimentos, intenções; fingimento, falsidade"


HIPÓCRITA - "que ou aquele que demonstra uma coisa, quando sente ou pensa outra, que dissimula sua verdadeira personalidade e afeta, quase sempre por motivos interesseiros ou por medo de assumir sua verdadeira natureza, qualidades ou sentimentos que não possui; fingido, falso, simulado"

(Dicionário Houaiss)